Tipos de Jardins

Tipos de Jardins

Os jardins têm um lugar cativo na casa das pessoas – seja para refrescar o ambiente, ajudar na decoração ou até mesmo para virar uma hortinha, são poucas pessoas que resistem a ter um verde em casa. E até que não mora em casa tem procurado adaptar o jardim ao apartamento, garantindo o frescor e qualidade de vida ao ambiente.

Mas, você conhece os tipos de jardim que existem? Sabe qual o melhor para sua casa e sua necessidade? Se a resposta for negativa, saiba que este texto irá te ajudar – e se a resposta for positiva, bom, aí vale a pena ler de novo!

Existem muitos tipos, o que pode causar uma certa confusão na hora de escolher um para chamar de seu, tem o tradicional, clássico, colonial, tropical, mediterrâneo, rochoso, com horta, vertical, de vasos, zen, inglês árido, japonês, sensorial, italiano... Ufa, a lista é grande, para não deixar muito confuso e sermos mais práticos, hoje vamos nos ater ao clássico, inglês, tropical, árido, japonês e vertical.

  • Clássico

Tem origem lá no Renascimento (século XVI), da França e da Itália. Tendem a ser simétricos, com formas geométricas e uma divisão clara dos espaços. Para facilitar na simetria, as plantas utilizadas são as que podem ser podadas formando esculturas vegetais. Além disso, estátuas, escadarias e fontes de água fazem das dimensões deste tipo de jardim.

e927feecaf2a9ad65c020573a502a6d0.jpg

Via Pinterest

  • Inglês

Diferente do clássico, o jardim inglês preserva a forma natural das plantas. Com origem no século XVIII, e com influência dos jardins ingleses, chineses e japoneses, este tipo aqui tem o uso de muitas espécies – e a junção destas se dá de forma muito leve e despretensiosa, com a junção das plantas a elementos como ruínas, ou que remetem a antiguidade.

8f9d0fca4266a073ecb36a06fa366678.jpg

Via Pinterest


  • Tropical

Este jardim também tende para o natural, com uma composição informal e palmeiras, samambaias, plantas aquáticas, entre outras. E, obrigatoriamente o uso de gramado ou vegetação rasteira para integração e melhor visualização do jardim tropical.

4766c55832e2ebb7a5660d26de920e47.jpg

Via Pinterest


  • Rochoso

Também conhecido como árido, geralmente possui plantas de clima seco, como suculentas e cactos – e para integrar o visual, muitas pedras e areias.

16aada661bfbbf12a11cb4fb4b338850.jpg

Via Pinterest


  • Japonês

Este tipo de jardim possui elementos que tragam equilíbrio espiritual, e proporcionem um visual estável, sem muitas alterações com o passar do tempo. Para chegar neste efeito, utiliza-se muitas pedras, água, pontes, bambu, bonsai, lamparinas de pedra, azaleias, grama japonesa, íris, entre outros.

f51dfafaaa585e191b16ca9ea7f01998.jpg

Via Pinterest


  • Vertical

As plantas e flores ficam suspensas em paredes, em uma espécie de muro verde, ou em arranjos de pequenos vasos – como for melhor de acordo com o espaço onde será inserido. As plantas utilizadas aqui vão depender muito da incidência da luz solar na parede escolhida. 

ea46dc63e038789704a7acd33c99b271.jpg

Via Pinterest