Qual a pedra ideal para cozinha e como combinar armários com bancada

Qual a pedra ideal para cozinha e como combinar armários com bancada

Quando nos referimos a pedras, é muito comum ter dúvidas sobre qual tipo seria o ideal para o seu ambiente. Existem vários modelos disponíveis no mercado e todas elas podem ser utilizadas na fabricação de bancadas para cozinhas, espaços gourmet e banheiros, além de serem ótimas opções para revestimento de pisos e paredes.

É importante esclarecer, no entanto, que os materiais são diferentes tipos de pedra, com diferentes composições, estética visual, resistência e preços.

Silestone / Dekton

Ambos os materiais foram desenvolvidos pelo Grupo Cosentino, uma empresa espanhola que produz e distribui superfícies inovadoras para o setor de arquitetura e design.

O Silestone é uma superficie composta por 93 a 94% de quartzo, e mais 7 a 6% de resina de poliéster e pigmentos. Suas principais vantagens são grande resistência a riscos, manchas e impactos, além de sua baixa permeabilidade. O Silestone apresenta três opções de texturas: Suede, Volcano e Polido.

Silestone 1.jpg

Silestone 2.jpg

Screenshot_1.jpg

Imagens: https://www.silestone.com/br/

Já o Dekton é uma sofisticada mistura de mais de 20 minerais extraídos da natureza, através de um processo tecnológico chamado TSP (Tecnologia de Sintetização de Partículas). As vantagens mais relevantes desse material são as seguintes: resistência a riscos e a manchas; baixa absorção de água; máxima resistência ao fogo e ao calor.

dekton 01.jpg

dekton 03.jpg

dekton 02.jpg

Imagens: https://www.cosentino.com/pt-br/dekton/

Esses dois tipos de pedras são bastante recomendadas para a cozinha e espaços gourmet, pois possui uma resistência maior contra fogo e manchas.

Laminatto

O laminatto é conhecido com o “dekton chinês”. Ele é desenvolvido com a última tecnologia de ultracompactação e sinterização de cerca de 30 minerais selecionados, tais como: quartzo, feldspato, caulino, silício, entre outros. Sua produção é concluída com impressão Ultra HD em sua superfície. Sua resistência é tão boa quanto ao dekton, e o seu preço de investimento é menor que a anterior.

Devido a sua resistência e variedade de espessuras e acabamentos, Laminatto possibilita aplicação em: Bancadas de cozinha, cubas, lareiras, churrasqueiras, pisos e paredes, ambientes úmidos, áreas externas, fachadas ventiladas, mobiliário e objetos de decoração.

laminatto 1.jpg

laminatto 2.jpg

Imagens: http://laminattoultracompact.com/

Essa opção é uma das que mais gosto pelo seu custo-benefício. É ótima para ambientes como a cozinha e se comparado ao anterior, o investimento é menor. Única desvantagem é que a opção de cores é mais limitada.

Quartzo

Fazendo a mesma comparação da especificação anterior, o Quartzo já conhecido como o “Silestone chinês” possui basicamente a mesma composição de fabricação do Silestone, porem seu custo de investimento é menor. Uma das vantagens desse material é em relação as cores disponíveis, que são sem a granulação. Ou seja, pedras brancas por completos, ou pretas, cinzas, e entre outras.

Corian

No que diz respeito à beleza e estética, o Corian sai na frente de muitos outros materiais, especialmente porque a pedra não apresenta emendas aparentes criando uma peça de visual único e uniforme. Isso graças ao adesivo especial feito com a mesma matéria prima do Corian, o que elimina marcas na superfície, garantindo o visual uniforme. Sua durabilidade em relação as manchas também não consideráveis, e uma ótima qualidade a ser analisada na hora de fazer o investimento.

corian 1.jpg

corian 2.jpg

Imagens: https://www.corian.com.br/

Esse material é indicado para quem gosta de acabamentos mais orgânicos, e sem cortes. Para aqueles que amam bancadas com cubas esculpidas na pedra, essa é uma das melhores opções.

Mármore

O mármore é utilizado em locais com menos circulação de pessoas e exposição de produtos químicos.

O uso em pias de cozinha ou bancadas de churrasqueira, por exemplo, não é recomendado, já que gordura e ingredientes ácidos, como o limão, provocam manchas.

Nas áreas externas, a utilização deste material também não é indicada. Mas, caso opte por sua colocação, prefira as cores claras, pois as escuras sofrem alterações com o excesso de sol.

Granito

O granito é menos poroso e mais resistente se comparado ao mármore. É recomendável a sua utilização onde há mais circulação de pessoas, maior exposição de produtos químicos e água. Por exemplo: cozinha, banheiro, bancadas de pias, borda de piscinas e paredes externas.

Por ser uma pedra versátil, que pode ser usada tanto em decorações de ambientes externos ou de interiores, o granito apresenta diversas opções de cores e usos.

Todas essas características citadas acima, sobre todos os tipos de pedras, são muito importantes a serem consideradas na hora de fazer o investimento da sua. Vale lembrar que é importante sempre fazer essas perguntas para você mesmo: “Eu faço o uso continuo da minha cozinha?” “Eu tenho cuidado na hora de fazer uma limpeza?” “Qual o valor do investimento que tenho disponível?” pois, após dependendo das respostas, você consegue analisar e ver qual a que se encaixara melhor em seu projeto.

Para te ajudar a combinar os armários com as bancadas, é importante saber qual o seu estilo ou o do cliente. Eu particularmente gosto de trabalhar da seguinte maneira: Quando escolho pedras com mais desenhos e ranhuras, eu opto pelas cores mais sólidas para os armários, e quando coloco pedras com cores sólidas, eu opto por armários com mais detalhes. Gosto sempre de balancear essas escolhas para não sobrecarregar e ficar muita informação em um único ambiente, principalmente quando ele for pequeno.

Para estilos mais contemporâneos e industriais, você pode colocar cores, como azul e verde que ficará lindo. Já os mais minimalistas, procure utilizar tons como bege, cinza e off-white. Móveis na cor preta também são minha paixão. Você pode colocar com pedras mais desenhadas para chamar a atenção e fazer uma composição nos armários.