Mármore vs. Granito: Quais as diferenças?

Mármore vs. Granito: Quais as diferenças?

As duas pedras são muito utilizadas em bancadas, espaços gourmet e banheiros, além de serem ótimas opções para revestimento de pisos e paredes.

Coluna O Livre.jpghttps://olivre.com.br/marmore-vs-granito-quais-as-diferencas/

Quando nos referimos a pedras, é muito comum a troca entre os termos “mármore” e “granito”. As duas pedras são muito utilizadas na fabricação de bancadas para cozinhas, espaços gourmet e banheiros, além de serem ótimas opções para revestimento de pisos e paredes.

É importante esclarecer, no entanto, que os materiais são diferentes tipos de pedra, com diferentes composições, estética visual, resistência e preços.

Diferenças

O mármore é mais frágil e, por isso, utilizado em locais com menos circulação de pessoas e exposição de produtos químicos.

IMAGEM 11.jpg

Na limpeza do mármore, deve-se utilizar panos úmidos com produtos neutros, pois ele é suscetível ao aparecimento de manchas, sendo inviável sua instalação em ambientes de muito uso e com sujeiras.

O uso em pias de cozinha ou bancadas de churrasqueira, por exemplo, não é recomendado, já que gordura e ingredientes ácidos, como o limão, provocam manchas.

Nas áreas externas, a utilização deste material também não é indicada. Mas, caso opte por sua colocação, prefira as cores claras, pois as escuras sofrem alterações com o excesso de sol.

imagem 2.jpg

Em relação ao valor, o mármore também é mais caro que o granito, pois seu material possui brilho, transmitindo uma sensação de nobreza e sofisticação. Seu visual é mais suave, com uma aparência mais delicada.

imagem 3.jpg

O granito é menos poroso e mais resistente se comparado ao mármore. É recomendável a sua utilização onde há mais circulação de pessoas, maior exposição de produtos químicos e água. Por exemplo: cozinha, banheiro, bancadas de pias, borda de piscinas e paredes externas.

imagem 4.jpg

O aspecto do granito é também mais “granulado”. De modo geral, os mais uniformes são mais caros do que aqueles pontilhados por toda superfície.

Por ser uma pedra versátil, que pode ser usada tanto em decorações de ambientes externos ou de interiores, o granito apresenta diversas opções de cores e usos.

imagem5.jpg