Como escolher Torneiras e cubas ideais para seu banheiro e cozinha?

Como escolher Torneiras e cubas ideais para seu banheiro e cozinha?

Na hora que você precisar escolher, você consegue definir qual a cuba e/ou torneira ideal para a sua cozinha ou banheiro? Você sabe a diferença entre cada uma delas? Na matéria de hoje vim explicar para você tintin por tintin sobre cada uma delas para te auxiliar e ser o seu guia virtual quando for escolher.

Antes de começar, já quero logo dizer de cara que uma boa marca faz sim diferença na hora de você escolher e deve ser levado em consideração antes de fazer o investimento. Falo isso pois quando falamos em obra e reforma, nós não queremos e não devemos fazer o investimento em algo que no futuro teremos que trocar.

A deca, por exemplo, está no mercado desde 1947, se preocupa em oferecer produtos e soluções para clientes e consumidores, sempre buscando a excelência em serviços e uma gestão sustentável. Suas torneiras são feitas em latão, e passa pelo processo de banho em até 6 vezes, ajudando em uma durabilidade muito maior, se comparada as outras.

Agora vamos aos modelos e tipos. Sobre as torneiras nós temos:

As de parede, as de mesa, as de teto e as de chão. Aqui nós vamos falar mais sobre esses dois modelos, parede e mesa, que são mais convencionais.

A torneira de parede, como o próprio nome indica, é instalada diretamente na parede, necessitando de uma rede hidráulica no local onde for colocada. A principal vantagem desse tipo de torneira é que ela não ocupa espaço na bancada, sendo ideal para banheiros pequenos.

Cuba de Apoio + Torneira de Parede.jpeg

Cuba de Apoio + Torneira de Parede Monocomando - Imagem: Acervo Deca.

Já a torneira de mesa é o modelo instalado sobre a bancada, usada em conjunto com cubas de embutir, de apoio ou de sobrepor. Sua principal vantagem é a grande diversidade de modelos, cores e materiais disponíveis no mercado.

Cuba de Sobrepor + Torneira de Bancada.jpeg

Cuba de Semi Encaixe + Torneira de Mesa - Imagem: Acervo Deca.

Esse modelo de torneiras possui algumas características que devem ser levadas em consideração na hora de você escolher a sua, que são: bica alta e bica baixa. Esse tipo faz muita diferença com o modelo de cuba que você vai escolher. Bica baixa é ideal para cubas de embutir e cubas de semi encaixe, ou de sobrepor onde a torneira é instalada em cima da cuba. Já as de bica alta, é ideal para cubas de apoio, ou de sobrepor onde não há espaço para colocar a torneira junto a ela.

Além dessa classificação, nós temos também as torneiras com misturador, que apresenta dois registros independentes entre si, por onde é possível acionar ambas ao mesmo tempo, a fim de chegar na combinação ideal de temperatura da água, e as de monocomando, que são as já vem com misturadores, ou seja, em apenas um comando você consegue abrir, fechar e misturar as temperaturas da água. Esse modelo é excelente para espaços gourmet e cozinhas.

Torneira Cozinha de Bancada - Monocomando com Filtro.jpeg

Torneira Monocomando para Cozinha com Filtro - Imagem: Acervo Deca.

Cuba de Apoio + Torneira de Bancada - Misturador Cuba de Apoio + Torneira de Bancada Bica Baixa (está instalada na cuba).jpeg

Cuba de Apoio + Torneira de Mesa Misturador - Imagem: Acervo Deca.

Importante: As com misturador, possui a desvantagem de que no seu projeto tenha o preparo e a execução de água quente encanada, pois a torneira não conta com resistência para aquecê-la.

Outro ponto que quero destacar é que na hora de escolher a sua torneira, opte por escolher a linha Deca, pelo simples motivo de possuir uma tecnologia patenteada chamada comfort. Mas o que seria isso? Essa tecnologia ajuda em situações onde queremos ter conforto e economia, pois você não terá respingos. Sabe aquela situação que onde você abre a torneira e molha a sua roupa toda? Pois é, com as torneiras deca e com essa tecnologia, você não terá esse problema mais.  Essa tecnologia está presente em toda a linha para torneiras de lavatório. Vale lembrar que, eles possuem 10 anos de garantia nos metais e 1 ano de garantia em relação ao funcionamento da peça. Show néé?


Todos esses modelos citados anteriormente você pode encontrar nas Lojas Beira Rio. Eles possuem um leque completo de produtos deca, com cores além dos cromados, as especiais da linha de acabamentos D. Coat.  O atendimento é humanizado, possui a melhor entrega da cidade, cumprindo os prazos estabelecidos e tem as melhores marcas com foco em custo e benefício.

Além de tudo isso, possui uma central de atendimento via WhatsApp, que só de ter isso, facilita e muito a nossa vida, né?

Ah e claro, falar de torneiras e não falar rapidamente das cubas, não fica um conteúdo completo, não é mesmo? Então bora lá!

Principais modelos de cubas:

A de embutir, é um modelo clássico e discreto, pois fica escondido “dentro” da bancada. É feito um corte na pedra, no formato da cuba, onde a mesma é colada por baixo, disponibilizando um espaço maior na bancada. Nestes modelos o indicado é utilizar torneiras de bica baixa.

Cuba de Embutir + Torneira de Bancada - Bica Baixa.jpeg

Cuba de Embutir + Torneira de Mesa Bica Baixa - Imagem: Acervo Deca.

As de Sobrepor, onde apenas uma borda da peça fica aparente, a cuba é colada sobre a bancada ao invés de ser colada por baixo, como nas de embutir. Fique atento, pois, a bancada também precisa ter o recorte no formado da cuba. Aqui indicamos as torneiras tanto de bica alta como as de bica baixa.

Cuba de Sobrepor + Torneira de Bancada - Misturador.jpeg

Cuba de Semi Encaixe + Torneira de Mesa Monocomando - Imagem: Acervo Deca.

Temos também as de apoio, onde ficam totalmente apoiadas em cima da bancada e possuem uma aparência moderna e imponente. É preferível que o espaço seja amplo, pois é um modelo que compromete parte do espaço da bancada e ela deve ser mais baixa para compensar a altura da cuba.

Cuba de Apoio + Torneira de Bancada - Bica Alta.jpeg

Cuba de Apoio + Torneira de Parede - Imagem: Acervo Deca.

E por fim a de semi encaixe, que é o modelo indicado para quando o banheiro é pequeno, pois possibilita o uso de uma bancada mais estreita. A cuba fica com uma borda acima, nas laterais e no fundo da bancada. Você pode encontrar modelos com o furo para a instalação da torneira, que é o mais comum, como pode encontrar sem, mas em ambos os casos, o indicado são as torneiras de bica baixa.

Ah e novidade, se você é fã das Lojas Beira Rio como eu, fique atento, tá vindo uma loja nova por aí que vai te surpreender.