Como escolher cortina para sua casa

Como escolher cortina para sua casa

download.jpg

https://olivre.com.br/como-escolher-cortina-para-sua-casa

As cortinas deixam qualquer ambiente mais aconchegante, acolhedor e com aquela sensação de conforto. Ajudam a diminuir a incidência de raios solares nos horários em que a claridade é mais forte e complementam qualquer tipo de ambiente.

Mas, isso significa que toda e qualquer cortina serve para todo e qualquer ambiente? Não! É preciso levar em consideração uma série de dicas que vamos falar ao longo desse texto! Para não errar na escolha e ter uma cortina que combine bem com sua casa.

Antes de qualquer coisa, o ideal é sempre optar por cortinas compridas (aquelas que vão até o chão) pois alongam o pé direito e dão sensação de amplitude ao local, além do acabamento ser mais atrativo aos olhos. É importante que as medidas da altura e largura a serem colocadas sejam exatas. Na hora da confecção, fique atento a barra, diminuindo entre 2 a 3 centímetros da mesma para não arrastar no chão, além de proporcionar um melhor caimento ao tecido.

11.jpg

Imagens: Pinterest e Google

Isso feito, é preciso pensar em qual a função da cortina: ela será apenas decorativa? Ela deverá bloquear a entrada de luz? Ela servirá para aumentar a privacidade do ambiente? Definir isso ajuda na hora de pensar nas cores utilizadas e no tecido – por exemplo, para ambientes que possuem muita iluminação natural e o objetivo é deixar ele mais escuro, como acontece em quartos e sala de televisão, é necessário o uso de um material que chamamos de blackout, que bloqueia de 70% a 100% da luminosidade, deixando o ambiente mais confortável.

Cores claras e neutras tendem a ser as mais escolhidas para cortinas, por não sobrecarregarem o ambiente e nem cansarem a vista. Quem optar por cortinas estampadas ou coloridas precisa montar com cuidado a decoração do cômodo em específico, para que não fique muito carregado.

22.jpg

Imagens: Pinterest e Google

Quando chegamos ao tecido, o mais utilizado é o voil, por ser leve e fluido, mas linho, algodão e seda também podem passar essa impressão de fluidez. Se o objetivo for um bloqueio maior da luminosidade, é necessário utilizar um tecido mais encorpado, como sarja e veludo. E, o número de camadas irá variar de acordo com o que você quer para o ambiente.

O varão ou trilho que segura a cortina é um grande aliado para a composição. Pois o material pode influenciar a estética como um todo. Sua instalação mais adequada é sempre na altura máxima que o ambiente permitir, proporcionando melhor acabamento para o espaço. Em paredes que possuem ar-condicionado, eu recomendo o uso de persianas, e não de cortinas, pois visualmente ficará mais charmoso e o acabamento ficará melhor. Para a confecção e instalação é recomendado que você escolha um fornecedor de confiança e que te dê suporte na hora da escolha e da instalação.

33.jpg

Imagens: Pinterest e Google