Carpete: vantagens e desvantagens

Carpete: vantagens e desvantagens

download.jpg

https://olivre.com.br/carpete-vantagens-e-desvantagens

O carpete tem por função revestir o piso, ser parte da decoração, trazer um ar mais charmoso ao ambiente, e mais uma série de coisas. Mas, será que ele só agrega pontos positivos para quem decide ter um em casa? Ou quando colocamos na balança, ele pesa para o lado negativo?

No texto de hoje vamos abordar um pouco dos dois pontos, para que, ao final, você possa decidir o que é melhor e se ele serve para você! Vamos lá?

Vamos arrancar logo o band-aid, e falar de um dos principais pontos que passam pela cabeça de qualquer um quando o assunto é este controverso revestimento de piso: a alergia. Há quem diga que sim, o carpete não é indicado na casa de alérgicos nem de pessoas propensas a problemas respiratórios, uma vez que ele segura nas fibras toda poeira que está no ar, e para os alérgicos isso já pode ser um problema. 

1 (1).jpg

Para carpetes em quartos, o uso de carpetes tem que ser pensado com cautela pois é o ambiente que você utiliza para descansar e relaxar, e se você for alérgico e não tiver uma constante manutenção em limpeza, pode causar incômodos. Imagem: Pinterest

Ok, passado deste ponto, você deve estar se perguntando, “mas e a limpeza disso, como faz? ” Ah, meus amigos, este é um outro ponto polêmico – os vendedores insistem que ele é prático na hora de limpar, mas, a verdade é que ele pode oferecer uma certa complicação – não é qualquer produto que limpa, as vezes apenas um pano úmido pode ajudar a resolver o problema, as vezes é necessário um aspirador de pó. Tudo depende do material do seu carpete, e também da frequência da limpeza do cômodo onde ele está. E, dependendo de fatores externos, ele pode juntar mofo, mau cheiro e sujeira.

2 (1).jpg

Limpeza constante com aspirador de pó, é o mais recomendado. Existem algumas “misturinhas” com alguns produtos que você pode passar, e diminuir o mau cheiro. Imagem: Google

Outro ponto que pesa a balança para o lado negativo é que o carpete fica bem marcado pelos móveis, então para quem é adepto do Feng Shui ou gosta de mudar os móveis com uma certa constância, pode ser que a marcação fique aparente e estrague um pouco o visual que você quer dar. 

Mas, nem só de coisas negativas o carpete é feito. Ter uma camada macia e quentinha para pisar quando está frio é uma ótima sensação, além do que, não existe um material melhor que este para evitar quedas e tropeços em casa. Esse conforto térmico proporcionado é uma das vantagens de se ter carpete. 

Sabe aquele barulho do andar de cima, que, principalmente para quem mora em um apartamento, faz parte da rotina? Pois bem, se o vizinho do andar de cima tivesse um carpete isso seria resolvido de maneira mais simples, uma vez que ele auxilia muito no isolamento acústico.

3 (1).jpg

O uso de carpetes em grandes empresas e coworkings são os mais comuns, por proporcionar melhor conforto acústico e térmico. Imagem: Pinterest